Publicidade

Futsal na escola não deve focar em rendimento








A Educação Física, ao longo do tempo, tem sua imagem minimizada frente a outras disciplinas. Uma hipótese de o porquê que tal fato ocorre é que o trabalho do professor tem ficado cada vez mais específico, focando apenas nas práticas esportivas e nas suas técnicas, deixando a aula fragmentada e sem a preocupação direta e intencional para a formação do cidadão, principalmente no que se refere a seus valores, esquecendo-se de ver a criança-adolescente como um ser sociocultural.

A utilização do futsal como ferramenta educacional pretende oportunizar aos alunos novas experiências físicas e motoras, mas também aspectos individuais e pessoais, além de buscar desenvolver o ser humano de forma integral, preparando-os para a vida.

O esporte não deve ser somente tratado como modo de distinguir os que possuem aptidão e habilidade dos que não as possuem. Ele deve ser utilizado de forma a oportunizar, permitir um desenvolvimento integral. A ludicidade deve permear as ações dos professores e deixar que seus alunos experimentem e tenham o máximo de vivências motoras que trazem consigo "experiências orientadas para o sucesso e oportunidades de receber estímulo e reconhecimento reforçam de forma positiva a visão que a pessoa tem do aprendizado.

Os professores devem se preocupar com o fato de que não se deve modelar os alunos à semelhança de, e sim deve-se mediar processos que possibilitem a aquisição de uma grande bagagem de experiências motoras, contribuindo para o armazenamento e o enriquecimento de um acervo de possibilidades de respostas. Acervo este que permitirá desenvolver-se no futuro com grande variedade de condutas motoras, que não só apontariam para um esporte, mas para vários –em razão das semelhanças organizacionais encontradas e da tomada de consciência das ações, além de transferir suas competências adquiridas também para sua vida diária. Uma vida cada dia mais autônoma.

A intenção do professor não deve ser buscar aquele que melhor reproduz um determinado padrão de movimento, mas sim desenvolver seus alunos de modo integral, privilegiando a formação cidadã e não somente a formação "técnica".


Você não pode perder:

Ebook Gratuito: Atividades para Futsal na Escola
Receba primeiro os posts deste Blog
Grupos de Whatsapp sobre Esportes



Comente:

Nenhum comentário