Publicidade

Desenvolvimento emocional infantil através do Futsal








Na escola, o esporte tem desempenho claro na metodologia de ensino-aprendizagem, não só como parte da Educação Física, mas também como atividade extraclasse que, por meio da motivação que as crianças mostram por esta ou aquela modalidade, assegura ao professor trabalhar, conjuntamente, os aspectos técnico-táticos do jogo e as questões igualitárias, tais como o individualismo, a cooperação, o espírito de grupo, o respeito, a liderança, as críticas, a justiça, etc.

Portanto, através da prática esportiva, as crianças são submetidas ás situações reais de convivência interpessoal, de respeito ás regras do futsal, respeito ao próximo, situações de perda e ganho do jogo, ou seja, possibilita a criança a desenvolver-se emocionalmente.

As importâncias alcançadas transversalmente do esporte, como a colaboração, a aceitação da autoridade, interiorização das regras, a disciplina, a superação de si mesmo e a iniciativa, conformam várias formas de comportamentos positivos, integradoras e construtivas, que se deparam presentes no código de valores que todo um admite para si próprio e com jeito de viver.

O professor é  essencial na prática do Futsal. Em suas aulas, ele tem que inovar e fazer que essas tenham uma relevância para seu aluno. Cada aluno tem suas limitações, cada um tem seus limites, e o professor tem que respeitá-los. E procurar atendê-los de forma diferente, mas que todos possam ter o mesmo aproveitamento.

Além da atividade física, o futsal, promove vários benefícios ao amadurecimento social e pessoal do aluno.

Logo, entende-se que a disciplina pode exercer uma força muito positiva de estimulo a ação, pensamento e conhecimento, nas instâncias cognitivas, sociais e afetivas, isto é, em vários aspectos da vida da criança. O indivíduo, inteiramente desenvolvido através da prática de atividade física, pode levar um estilo de vida mais ativo, produtivo e saudável, pois apresenta uma relação íntegra, recomendada e segura de harmonia entre espírito, mente e corpo.

O Futsal, junto da Educação Física, faz parte de um dos esportes que contribui direto no fator motivacional, além dos benefícios e acréscimo de agilidades dos indivíduos que fazem parte do ambiente social.  Assim sendo, é uma ótima ferramenta a ser explorada pelos professores nas aulas de Educação Física Escolar, levando em conta que possibilita a exploração de diversas habilidades tanto cognitivas quanto físicas de acordo com os objetivos a serem ensinados.



Você não pode perder:

Ebook Gratuito: Atividades para Futsal na Escola
Receba primeiro os posts deste Blog
Grupos de Whatsapp sobre Esportes



Comente:

Nenhum comentário