Publicidade

Fatores para definição do Sistema Tático no Futsal








Um sistema tático ou esquema tático é a forma que uma equipe de Futsal se posiciona em quadra, para atacar ou para defender.

Como escolher um sistema tático?

A escolha do sistema de jogo para uma equipe de Futsal deve ocorrer a partir da características dos jogadores que formam a equipe. Se você é um treinador de Futsal, não tente impor a sua equipe um esquema tático sem levar em consideração as características dos seus jogadores.

A melhor formação tática depende de alguns fatores:

Ø             adversário.
Ø             condição técnica, física e psicológica.
Ø            situações ocorridas durante a partida.
Ø             dimensões da quadra.
Ø             regras.
Ø             regulamento da competição.
Ø            sistema de jogo.

A melhor maneira de aplicar qualquer sistema tático é ter em mente como sua formação básica de defesa, ou seja, quando sua equipe ficar sem a posse da bola, é esse padrão de organização que os jogadores devem seguir em quadra.

As movimentações executadas com e sem bola pelos jogadores e as capacidades coordenativas determinam o desempenho do atleta. Ao jogador não basta uma capacidade tática individual, mas também uma capacidade coletiva. Os jogos condicionados contribuem no desenvolvimento tático do atleta, pois o mesmo tem uma participação constante nas situações que ocorrem durante a partida. Estes exercitam as situações que acontecem durante os jogos varias vezes. Os jogos são um processo de ensino – aprendizagem contribuindo para formação tática do desportista.

Dica para profissionais que trabalham com Futsal de Base. Esses dois vão ajudar bastante na parte tática ofensiva e defensiva. Veja abaixo:

- Construção do jogo OFENSIVO nas categorias de base do Futsal
- Construção do jogo defensivo nas categorias de base do Futsal



Você não pode perder:

Ebook Gratuito: Atividades para Futsal na Escola
Receba primeiro os posts deste Blog
Grupos de Whatsapp sobre Esportes



Comente:

Nenhum comentário