Publicidade

Sistema Tático no Futsal






O futsal possui vários sistemas táticos. Para o profissional que trabalha com o futsal, saber mais sobre esses sistemas e como ensina-los para os alunos é fundamental para o bom desenvolvimento das aulas.

Os sistemas usados para ensino de futsal são:

SISTEMA 2X2
Este sistema utiliza dois jogadores na defesa e dois no ataque.
Uma das defesas tem a função de fazer o papel de homem fixo, enquanto o outro cuida da armação da jogada e da infiltração na defesa adversária. Eles podem inverter as suas funções, conforme a jogada.
Quanto aos atacantes, um deles ocupa a posição de pivô, enquanto o outro desempenha a função de ponta, recuando para ajudar a defesa sempre que necessário.
O recuo e o avanço dos jogadores devem ser muito cautelosos e devem ser feitos com uma estruturação garantida por uma cobertura eficiente e segura.

SISTEMA 3x1
Neste sistema, a equipe defende-se e ataca com três atletas. Deve haver um homem fixo definido e um pivô que ampara a equipe em todos os momentos difíceis. O sistema é completado pelo trabalho dos alas, que armam, atacam e defendem.

SISTEMA 4x0
Neste sistema os atletas não guardam posição definida. Todos passam pelas posições variando de acordo com as necessidades do jogo.

Temos ainda o SISTEMA 2X1X1

O sistema 2x1x1, relativamente simples e de fácil aprendizagem, é constituído de dois jogadores na defesa, sendo um de cada lado da quadra denominados de alas, um jogador no meio da quadra e um quarto jogador denominado pivô, que se localiza avançado perto da área adversária. Este sistema é bastante utilizado pelas equipes nas saídas de bola no tiro de meta.

 
O posicionamento em quadra dos alunos é muito importante para o bom desempenho de uma equipe. Independente do sistema que seu time utilize, é importante condicionar os alunos a ele.

Até a próxima.



Você não pode perder:

Ebook Gratuito: Atividades para Futsal na Escola
Receba primeiro os posts deste Blog
Grupos de Whatsapp sobre Esportes



Comente: